
Mapa
Colaborativo
Bem-vindos ao nosso Mapa Colaborativo das Periferias em Movimento!
​
O Mapa das Periferias é uma proposta de ferramenta interativa que visa apoiar às comunidades frequentemente marginalizadas.
​
"Periferia em Movimento" não é apenas uma metáfora; é a descrição de um fenômeno social dinâmico. É onde a população, historicamente à margem das decisões políticas e econômicas, assume o protagonismo de suas próprias narrativas e destinos.
​
O Mapa das Periferias é um reflexo da força e da união de coletivos que participam ativamente desta iniciativa. Ele é uma proposta de plataforma que foi desenvolvido com a colaboração de militancias sociais, pesquisadores moradores de favela, sujeitos e sujeitas em movimento, permitindo que cada um e cada uma compartilhe suas experiências, histórias e trabalhos locais. O Mapa se caracteriza pelo uso estratégico da comunicação e da tecnologia para a implementação cartográfica do mapeamento dos coletivos.
​
​​
​
Um dos nossos eixos centrais é funcionar como uma proposta de plataforma que deseja atuar na visibilidade e conexão das favelas e movimentos periféricos marginalizados, conectando projetos, mobilizando e provando que a periferia não é apenas um local de abandono do Estado, mas um territórios de intensa produção de conhecimento, organização comunitária, diversidade, conexão, articulação, resistência intelectual, cultural e política; que diante das lacunas deixadas pelo poder público, os coletivos criam soluções potentes, criativas, onde associações de moradores, quilombos, territórios indígenas, sítios agroecológicos, coletivos culturais e militâncias sociais locais, sujeitos e sujeitas em movimento que formam uma rede de apoio vital.
Quando se fala em periferias, o imaginário institucional muitas vezes evoca imagens de carência, ausência de serviços públicos e desafios sociais. No entanto, essa visão unidimensional ignora uma realidade efervescente: a das periferias em movimento. Longe de serem espaços de passividade, as periferias são territórios de intensa produção cultural, resiliência e, sobretudo, de uma extraordinária capacidade de auto-organização, resistência e transformação social.
Projetos que vão desde hortas comunitárias e pré-vestibulares populares até saraus de poesia, economia popular, grupos de teatro e slams (batalhas de poesia) explodem em vitalidade. A cultura periférica, com o rap, o samba, o funk e a arte, não é apenas entretenimento; é um poderoso instrumento de resistência e afirmação de identidade, que desafia estigmas e empodera atores sociais excluídos.
​
O Periferias em Movimento trabalha no sentido da redefinição do conceito de cidade, acreditamos que a verdadeira transformação social não brota apenas em gabinetes climatizados, mas também nas ruas, nos mutirões, nos coletivos, nas favelas. Reconhecer e apoiar esses movimentos é essencial para a construção de cidades mais justas, democráticas e equitativas. As periferias não estão esperando por um futuro melhor; elas estão ativamente construindo-o no presente, com criatividade, coragem e solidariedade. Elas são, inegavelmente, o coração pulsante da transformação urbana e não urbana contemporânea.
Dito isto, navegue por uma diversidade de informações, desde iniciativas culturais até serviços essenciais, passando por espaços de convivência e projetos de impacto social. Nosso objetivo é fortalecer laços e fomentar a participação ativa da comunidade.
Sinta-se à vontade!




